A Exposição
EXPOSIÇÃO "AS 100 MEMÓRIAS DE CASTRO MARIM"
"As 100 Memórias de Castro Marim" são uma exposição que vai muito além da história de Castro Marim, pois os espólios locais cruzam-se com a história do território e do País. Aqui encontram-se, a título de exemplo, projetos da primeira grande obra pública do estado a favor do Município, a EN 126; e a Ponte da Esteveira, que passou a ligar a vila ao litoral; licenças para passagem na fronteira; árvores genealógicas de famílias influentes no país ou personalidades que radicaram no território e que por aqui se destacaram.
A autarquia de Castro Marim construiu agora uma narrativa cronologicamente contextualizada, numa mostra com especial incidência nos séculos XIX e XX, e assente em temáticas alusivas à história do território castromarinense, que permite resgatar memórias e heranças do passado, mas também um maior entendimento sobre o mesmo.
A exposição pretende reunir fotografias, postais, cartas, documentos, livros ou outras recordações que enriqueçam a história e a identidade cultural e social de Castro Marim, mas sobretudo os corações das suas gentes, permitindo deixar este legado às gerações futuras.
O visitante poderá ainda fazer parte da exposição, tirando fotografias e criando novas memórias, junto das marcas de outros notáveis do concelho.
*O projeto das “100 Memórias de Castro Marim” é cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FORTOURS_5_E, e conta com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia e da comunidade.