O Projeto
O Projeto “100 Memórias de Castro Marim” nasceu em 2019, com um repto lançado à população para que cedessem as recordações pessoais e/ou familiares ao Município, numa iniciativa que pretende desdobrar a consciência histórica do concelho, de modo a desenvolver esforços para a sua preservação e valorização. Esta ação foi inspirada na necessidade de fomentar e enriquecer um arquivo digital de valor cultural, e na importância da recolha de património material que contribua para dignificar a memória coletiva de Castro Marim. A preservação e catalogação desse espólio, resultará num arquivo digital que fornecerá às futuras gerações um conhecimento alargado sobre o nosso passado.
Para o efeito, a Câmara Municipal reuniu esforços de interação com a população do concelho e ainda entidades públicas e privadas para a cedência de materiais (fotografias, postais, imprensa, documentação) que poderão contribuir para o aumento do património documental iconográfico respeitante à identidade cultural do concelho.
O projeto inclui um levantamento radiográfico de manifestações de património imaterial do concelho junto dos artesãos detentores do conhecimento, como parte da herança cultural coletiva de Castro Marim, de forma a obter um testemunho e evitar que a memória se perca definitivamente e que permita o seu conhecimento a gerações futuras.
*O projeto das “100 Memórias de Castro Marim” é cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FORTOURS_5_E, e conta com a colaboração de todas as Juntas de Freguesia e da comunidade.